Compartilhe

Carreira Acadêmica: 4 dicas essenciais para desenvolver a sua

Mariana Guimarães Por: Mariana Guimarães 4 minutos


Em um primeiro lugar, o curso de Direito lidera o top 10 dos cursos escolhidos por quem quer ingressar na carreira acadêmica, de acordo com a pesquisa realizada pelo Portal Guia do Estudante.

Confira também o ranking do Guia do Estudante que conferiu destaque ao IDP como uma das melhores faculdades do Brasil em Direito.

Em segundo lugar, de fato o curso oferece diversos nichos profissionais para o estudante. Por exemplo, o graduado pode optar por seguir uma carreira na advocacia, carreira pública ou ainda a carreira acadêmica.

Neste artigo, conheça melhor as peculiaridades da carreira acadêmica e o que faz um profissional dessa área.

O que é a carreira acadêmica em Direito?

Em primeiro lugar, a carreira acadêmica engloba a atuação de docentes, pesquisadores e doutrinadores, isto é, profissionais que desenvolvem estudos e se aprofundam em temas específicos do Direito.

Geralmente, o primeiro contato do aluno com a área acadêmica é na graduação. Nesse momento, além do estudante estar mais envolvido na Universidade, ele também tem a oportunidade de participar da iniciação científica ou grupos de estudo/grupos de pesquisa.

Ademais, na maioria das vezes, a carreira acadêmica de um docente ou pesquisador em Direito é construída com base em um critério vocacional.

A seguir, veremos as principais áreas de atuação da carreira profissional na academia.

Docência e Pesquisa: áreas de atuação da carreira acadêmica

Antes de mais nada, a carreira acadêmica abrange a atuação de docentes e pesquisadores e serve de base para todas as outras carreiras jurídicas. 

Isto é, quem é graduado em Direito, além da advocacia e magistratura, por exemplo, também pode optar por ser professor, ou por dedicar-se às pesquisas jurídicas, oferecendo uma base teórica para a aplicação do Direito na prática. 

Ademais, todo operador do Direito recorre ao potencial teórico de pesquisadores para exercer suas atividades no dia-a-dia.

Da mesma forma, todos esses profissionais devem grande parte de sua formação àqueles que escolheram atuar como docentes.

Logo, a carreira acadêmica no mundo jurídico vai guiar o bacharel pela docência ou campo de pesquisas e tem importância essencial para todo o arcabouço do Direito. 

Como desenvolver a sua carreira acadêmica?

A carreira acadêmica pode realmente conferir um peso inegável ao currículo de um profissional, além de oferecer acesso único a ferramentas e tecnologia de pesquisa que apenas algumas Universidades possuem.

Perguntamos aos professores do IDP quais dicas eles dariam para profissionais que estão planejando iniciar uma carreira acadêmica. Confira as respostas!

1) Crie metas e saiba o que fazer para alcançá-las

Essa é uma dica universal, que cabe em qualquer profissão e na carreira acadêmica não será diferente.

No caso do Direito, o caminho pode ser bem longo. Além da graduação e pós-graduação que você venha a fazer, ao menos o título de mestrado é exigido pela maioria das instituições de ensino para entrar para o quadro de professores.

Ou seja, é necessário preparação e estudo para que você efetivamente construa uma carreira de sucesso na área.

2) Desenvolva sua oratória

Uma das soft skills mais exigidas no Direito atualmente, seja para qual carreira você quer seguir. 

Isso não significa que você não possa se tornar professor sendo uma pessoa tímida, mas é bom treinar para vencer uma possível timidez de falar em público. 

Você pode fazer isso por meio de apresentações de trabalho, formulando perguntas para os professores, bem como cursos de oratória.

3) Invista em uma pós-graduação em Direito

Seja qual for o seu objetivo profissional, seja no mestrado ou doutorado, a dica é: invista na pós-graduação. 

Se destacar da concorrência é fundamental para conseguir os melhores postos de trabalho também na carreira acadêmica. 

Títulos de mestre, doutor, especialista e outros cursos vão reconhecer você como um verdadeiro especialista no mercado.

4) Não negligencie a pesquisa

Professor de Direito também pesquisa, e muito. Muitas instituições de ensino estimulam que seus membros coordenem grupos de estudo, publiquem livros e artigos acadêmicos para efetivamente aprofundarem seus conhecimentos. 

Isso resulta em aulas mais embasadas, críticas e dinâmicas. E, claro, em um domínio maior do conteúdo!

Em resumo, o curso de Direito oferece muitos nichos profissionais para o estudante após a graduação. A carreira acadêmica é a área propícia para quem deseja explorar mais a teoria do Direito e se tornar um docente ou pesquisador.

Por fim, se gostou de conhecer mais sobre a carreira acadêmica, aproveite para curtir nossos conteúdos sobre Direito e continuar por dentro das melhores oportunidades para o seu futuro profissional!

Mariana Guimarães é Mestranda em Direito, Pós graduada em Direito Civil e Processual Civil e graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás. Acompanhe o Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *