Compartilhe

Recolocação profissional no Direito: 5 dicas para você alcançar o sucesso

Equipe IDP Online Por: Equipe IDP Online 5 minutos

Estar em busca de uma recolocação profissional é sempre um desafio e na área do Direito não seria diferente. Por isso, separamos cinco dicas para você conseguir o seu tão sonhado “sim” e alcançar o sucesso em uma nova área.

Não é segredo para ninguém que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, seja pela grande quantidade de profissionais para poucas ofertas de vagas ou pelas exigências cada vez maiores das empresas e escritórios de advocacia.

Logo, a busca pela recolocação profissional no Direito é também muito desafiadora. Mas sempre há como se destacar e, pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar nesse processo.

Neste artigo você vai encontrar dicas super valiosas que poderão te ajudar a tornar a sua jornada rumo a recolocação profissional mais fácil. Então, continue lendo e anotando, o próximo passo é rumo ao sucesso!

1- Defina suas metas e objetivos profissionais

Antes de começar a sua jornada rumo à recolocação profissional no Direito, é preciso definir suas metas e objetivos enquanto profissional. É como diz aquele ditado: para quem não sabe para onde ir, qualquer lugar serve. Por isso, depois de definir suas metas é importante analisar se as vagas às quais vai se candidatar se encaixam nos seus objetivos.

Tenha em mente onde você está hoje e onde quer chegar. Ou seja, quer sair do serviço público? Vai abrir um escritório e começar a empreender? Quer adentrar o departamento jurídico de uma empresa? Busca um cargo mais alto e salários maiores? Anotar em um caderno ou agenda pode deixar mais fácil de visualizar.

É claro que, quando se trata de recolocação, a necessidade de estar empregado conta muito. Mas essa etapa é importante justamente para não gerar frustração e uma saída prematura da recém contratação. Definir metas dentro da carreira de interesse também é fundamental. Afinal, crescer dentro da empresa deve estar nos planos já traçados

2- Observe as oportunidades do mercado de trabalho

O mercado de trabalho está em constante mudança e atualização e, quando se está em busca de uma recolocação profissional no Direito, é importante estar atento a todas as inovações do ramo. Desta forma, é preciso ficar de olho nas tendências do mercado e também nas exigências das empresas. Cada vez mais empresas optam por profissionais altamente especializados em um nicho.

Uma ótima maneira de estar sempre atento a oportunidades da sua área de interesse é criar alertas em sites de vagas e, principalmente, no LinkedIn. Esses alertas devem estar alinhados com os seus objetivos e metas estabelecidos, lembrando de colocar os termos das vagas que mais te interessam.

Por isso, siga as empresas, órgãos públicos e escritórios que mais admira, ative as notificações de publicações e cheque frequentemente as publicações, para não perder nenhuma oportunidade

3- Saiba trabalhar o seu networking

O networking é uma ferramenta importantíssima e que pode te ajudar muito na trajetória pela recolocação profissional. Por isso, é preciso saber trabalhar o networking a seu favor, sem deixar o bom senso de lado. Com um networking bem trabalhado e uma rede de contatos de qualidade, você tem acesso a vagas restritas além de indicações às vagas.

Lembra da dica sobre o LinkedIn que apresentamos anteriormente? Essa é uma rede social incrível para se conectar com pessoas de forma estratégica e fortalecer laços que podem te render bons resultados. Quer entrar em um escritório específico? Você pode se aproximar dos parceiros ou profissionais que trabalham lá, por meio do LinkedIn, por exemplo.

Outra maneira para trabalhar o seu networking é estando perto de pessoas que buscam conhecimento e qualificação em sua área de interesse. Para isso, as instituições de ensino podem ser uma ótima maneira de se aproximar de quem já faz parte do mercado e ocupa cargos parecidos com os quais você almeja. Nesse caso, uma pós-graduação é perfeita, pois além de te qualificar pode acelerar a sua recolocação profissional no Direito.

4- Tenha um currículo sempre atualizado

Mesmo com ferramentas mais atualizadas, o currículo continua sendo um instrumento fundamental para quem está em busca da recolocação profissional no Direito. Manter o currículo atualizado e de fácil acesso, seja na forma física ou online, é fundamental. Afinal, o currículo é a maneira mais rápida e eficiente de apresentar as suas formações, conhecimentos e experiências profissionais.

Ter um currículo robusto pode ser o que vai diferenciar você em uma oportunidade no mercado. Você pode encontrar vários modelos de currículos editáveis na internet que fogem do padrão já conhecido pelos recrutadores e se destacar. Outra dica importante é revisar o currículo antes de cada candidatura, priorizando informações mais interessantes para a vaga em que está concorrendo.

5- Seja um especialista

Com um mercado cada vez mais exigente, ser especialista na área de atuação se tornou uma das melhores maneiras para se destacar. Pensando nisso, a pós-graduação é uma ótima alternativa para quem quer se tornar um especialista, além de investir na sua qualificação profissional. Se você tem dúvidas sobre qual o tipo de especialização entre pós-graduação, mestrado ou MBA, esse texto pode te ajudar.

Para quem tem a possibilidade, o ideal é iniciar uma pós-graduação na área em que gostaria de se especializar. Desta forma, ao se tornar um expert na área que deseja atuar, você poderá entrar no mercado de trabalho em postos mais direcionados e com remuneração mais elevada.

O mercado de trabalho do Direito está em constante atualização e uma área que vem ganhando cada vez mais destaque, por exemplo, é o Direito Digital. E uma ótima maneira de começar a se aprofundar mais no assunto e ter mais afinidade com a área é ler algum livro, se matricular em um curso de curta duração ou até mesmo ingressar em grupos de discussões formados por profissionais da área.

Estar em busca de uma recolocação no Direito é um grande desafio, mas com as dicas e ferramentas certas é possível alcançar o sucesso nessa jornada.

Outra habilidade em que você pode investir esforços para atingir seus objetivos é a inteligência emocional, pois é preciso ter domínio das emoções para saber lidar com os problemas e contratempos que podem ocorrer neste processo.

Gostou das dicas? O próximo passo é o sucesso na sua jornada pela recolocação profissional no Direito. Agora é com você!

A equipe do IDP Online tem a missão de contribuir com sua carreira e atualizar você sobre todas as novidades do mercado jurídico. Aqui você verá conteúdos sobre áreas específicas do Direito e entrevistas com profissionais que lideram o debate jurídico no Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *